Início » Organizando » 6 truques de iluminação para dar a sensação de amplitude em casas pequenas

6 truques de iluminação para dar a sensação de amplitude em casas pequenas

Confira dicas para usar a iluminação a seu favor em casas pequenas, conseguindo ampliar visualmente os espaços

Em casas pequenas, a iluminação faz toda a diferença! Se souber trabalhar com ela, terá uma sensação de amplitude em todos os cômodos, com a impressão visual de que eles são maiores.

Mas como trabalhar com a iluminação para dar sensação de amplitude em casas pequenas? A seguir, apresentamos seis truques para ter esse resultado. Continue a leitura e conheça quais são!

1. Aposte na luz central

6 truques de iluminação para dar a sensação de amplitude em casas pequenas

O uso de luz central é uma excelente escolha para casas pequenas, principalmente quando se quer distribuir a iluminação de maneira uniforme para todo o cômodo.

Aproveitando o assunto, leia também:
Desafios de ter pet em espaços pequenos e como resolvê-los!

E o que é a luz central, exatamente? Trata-se de uma alternativa que é uma fonte principal de luz para o cômodo, com intensidade para iluminá-lo de forma adequada. No entanto, é importante saber escolher essa fonte.

Recomenda-se que use luminárias proporcionais à dimensão do cômodo. Se optar por uma luminária central grande em uma sala pequena, por exemplo, o resultado será desproporcional, pois a peça ocupará muito espaço.



Em espaços pequenos, dê preferência para luminárias compactas, porém com bom poder de iluminação, conseguindo um ótimo resultado.

2. Invista em uma iluminação indireta

uso de luminária como iluminação indireta

A iluminação indireta garante uma luz difusa e pontual, que contribui para criar ambientes confortáveis, aconchegantes e intimistas. Há diferentes formas de conseguir essa iluminação, como no uso de arandelas, luminárias de piso e abajur.

Também há a alternativa de usar recortes em móveis ou na parede, com aplicação de LEDs para ter uma iluminação extra. Essa é uma dica que funciona bem em cozinhas com armários planejados, por exemplo.

Dessa forma, é possível garantir que todos os cantos do imóvel tenham uma iluminação adequada, tornando a área mais prática e funcional, sem comprometer seu uso.

3. Acerte na escolha de luzes de diferentes tons

sala de estar pequena com estante cheia de livros

Luzes brancas são as melhores alternativas para áreas que exigem maior concentração, como o home office e a cozinha. Além disso, elas ajudam a dar a impressão de que o cômodo é mais amplo.

Já em áreas de descanso, como na sala e no quarto, as luzes neutras e com tom amarelado são as melhores escolhas, pois passam sensação de conforto e aconchego.

No entanto, nada impede que você mescle diferentes tonalidades em um mesmo espaço. Você pode, por exemplo, manter uma luz branca em áreas como a penteadeira e o guarda-roupa, para conseguir encontrar peças ou se maquiar com facilidade.

Já próximo da cama, considere instalar lâmpadas neutras ou com luz amarela, para deixar o espaço ainda mais agradável, contribuindo para que tenha boas noites de descanso.

Existem diferentes formas de utilizar essas cores, sem necessariamente investir em um projeto de iluminação mais caro. Nossa dica é que aposte no uso de fitas de LED e luminárias, seja as de parede, mesa ou piso.

4. Aproveite ao máximo a luz natural

sala de estar com sofá azul no centro

Pode parecer clichê, mas não é! Priorizar a luz natural é uma excelente alternativa para se ter sensação de amplitude no cômodo. Além disso, é possível diminuir a conta de energia elétrica no final do mês.

Para aproveitar a luz natural é simples, basta manter janelas e portas abertas ao longo do dia. Para ter maior privacidade nos cômodos, use cortinas, dando preferência para as claras e com tecido leve.

5. Use espelhos na decoração de casas pequenas

espelho apoiado em parede atrás de sofá

O uso de espelhos, principalmente os médios e grandes, na decoração de casas pequenas é um truque perfeito para ter impressão de espaço amplo.

Não é para menos, afinal, o espelho reflete a luz, dando a sensação de que o cômodo é claro e, consequentemente, maior. Instale o espelho em locais estratégicos do cômodo, como numa parede de destaque.

Também é interessante ter um cuidado especial com a imagem que o espelho reflete. Se sua intenção for esconder algum defeito na decoração, como fios de eletrônicos e parede descascada, a peça não deve refletir esse problema, para não o evidenciar.

6. Utilize soluções de iluminação baratas

cordão de luzes em cozinha

Para ter um espaço visualmente mais amplo não é preciso gastar uma pequena fortuna. Você pode apostar em soluções de iluminação baratas, como spots e fitas de LED, posicionando-as em locais estratégicos como prateleiras, nichos, armários, entre outros.

A ideia é sempre tornar o local mais claro, para que se tenha a sensação de amplitude. Se a instalação elétrica não permitir isso de maneira simples, soluções econômicas como pequenas luminárias são as melhores alternativas.


O truque para organizar as roupas no armário sem qualquer dobra

» Veja dicas exclusivas para sua casa

mulher preocupada com armário cheio de roupas
Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário