Início » Organizando » O sabão de prato não é indicado para ESTAS 7 COISAS

O sabão de prato não é indicado para ESTAS 7 COISAS

O sabão de prato é um produto que pode parecer a solução para todos os problemas de limpeza. Mas isso não é verdade e existem alguns casos que precisam de muita atenção!

Se você não prestar atenção, arrisca acabar danificando um item e outro.

Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo as coisas que não podem ser lavadas com sabão de prato de jeito nenhum.

1) Mãos

O sabão de prato não é indicado para ESTAS 7 COISAS
(Imagem: cottonbro studio/Pexels)

Às vezes, quando você está fazendo algo na cozinha e precisa limpar as mãos, pode parecer bem prático usar a pia para isso.

Se você tiver um sabão especial para uso na pele, isso realmente pode ser uma boa ideia. Do contrário, essa tem tudo para ser uma decisão decepcionante. Afinal de contas, o sabão de prato é exclusivo para uso de lavagem de louças e superfícies.

Quando você aplica esse produto na pele, o que acontece é ele acabar removendo a gordura natural presente na pele. Com isso, as suas mãos ficam ressecadas, e em alguns casos a consequência pode ser até mesmo irritação na pele. Por isso, melhor não arriscar.



Não é à toa que, quando você vai lavar as louças, a recomendação é sempre estar usando uma luva especial.

2) Rosto

mulher lavando rosto

Em algumas situações, pode parecer bem conveniente usar o sabão de prato para lavar o rosto que está sujo por algum motivo. Pela agonia na hora, alguém pode acabar fazendo uso desse produto, o que é totalmente inadequado.

Se não é interessante usar sabão de prato para fazer a higienização das mãos, você com certeza deve passar longe desse produto na hora de limpar o seu rosto.

Assim como as mãos, o sabão de prato tem tudo para ressecar e agredir o rosto. Isso porque ele possui um pH mais alto que o pH natural da nossa pele. Só que a reação vai ser bem mais agressiva nesse caso, já que a pele da face é mais fina e sensível.

Procure usar produtos especiais para o rosto na hora de lavar essa região, para evitar problemas.

3) Seda

pessoa lavando seda

Quando você pensa na área da cozinha da sua casa, o sabão de prato acaba se tornando um produto indispensável. Só que você precisa restringir esse produto a cuidados com a cozinha.

Veja também: Saiba limpar a churrasqueira com métodos simples e sem esforço

Do mesmo jeito que é bom você evitar dar outras atribuições a ele, que não da lavagem de louça, você também deve evitar acabar envolvendo esse produto com a parte de lavanderia.

Uma coisa que você precisa saber é que alguns tecidos podem ser facilmente arruinados, se lavados com esse tipo de material. A seda, que é um tecido super delicado, é um deles.

Sempre que for lavar esse tecido se atente às instruções do fabricante, para evitar perder o material.

4) Piso de madeira

limpeza de piso de madeira

O sabão de prato também não pode ser aplicado em pisos de madeira. Caso você faça esse uso do produto, o que vai acontecer é que ele vai facilitar a geração de umidade.

Por sua vez, isso significa que a madeira vai começar a apodrecer e em pouco tempo deverá estar totalmente estragada.

Outro problema desse uso é que ele remove a camada protetora da madeira. Ou seja, a madeira acaba perdendo o brilho e ficando com uma aparência ruim.

5) Couro

mulher limpando jaqueta de couro

Também esqueça que existe sabão de prato quando tiver que higienizar algum material de couro.

A tendência é que, depois desse uso indevido, o material de couro rache e perca o brilho. Isso porque o sabão remove os óleos naturais do couro e tecidos sintéticos.

Infelizmente, embora o sabão de prato seja muito eficaz, não é qualquer coisa que pode ser limpa com ele.

6) Panela de ferro

limpeza de panela de ferro

Algumas pessoas podem achar que não faz mal utilizar o sabão de prato para lavar as panelas de ferro, mas esse com certeza é um grande engano.

Isso porque esse produto de limpeza simplesmente acaba por retirar a camada de proteção que a panela de ferro tem.

Quando você tiver que lavar esses utensílios, procure utilizar óleo, sal ou bicarbonato de sódio, que são mais indicados para esse procedimento, porque não tendem a danificar o material.

7) Carro

pessoa lavando carro

Motoristas costumam ficar perdidos na hora de lavar o carro e tendem a usar produtos que imaginam “dar conta do recado”. Entre esses produtos, por vezes, está o sabão de prato.

Porém, essa prática não é nem um pouco legal, porque tem altas chances de o sabão acabar danificando a tinta.

Talvez, em um único uso, esse problema não seja tão evidente, mas a frequência faz com que as borrachas e molduras acabem ressecando. Os faróis também não ficam ilesos. Se você usar demais, vai perceber com o tempo que eles ficam opacos.


4 coisas para jogar fora e ser mais feliz no fim do ano

» Veja dicas exclusivas para sua casa

guardar decoração natalina
Redatora WebGo Content desde janeiro de 2021. Gosta de se alimentar bem, dirigir à noite e tirar fotos. Está aprendendo a falar japonês, e também tenta manter suas ofensivas de francês no Duolingo. Capricorniana com ascendente em Aquário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.