4 vantagens e 3 desvantagens do sofá de linho; conheça esses detalhes antes de comprar o seu
Descubra quais são as principais vantagens e desvantagens do sofá de linho e saiba mais sobre esse móvel para sala!
O sofá de linho é uma das alternativas de compra para sua sala. Trata-se de uma opção que dá beleza e elegância para seu lar, garantindo um resultado incrível na decoração.
O que Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Está pensando em comprar sofá de linho? Então, confira quatro vantagens e três desvantagens dessa alternativa e conheça detalhes sobre o móvel antes de garantir o seu!
O que é linho?
Trata-se de um tecido com aspecto rústico, muito utilizado na confecção de roupas, acessórios e itens de decoração, como sofá, cortinas e capas de almofada.
O linho se caracteriza por ser um tecido elegante. Além disso, tende a ser mais caro do que o algodão, pois o processo de produção da fibra tem custo ligeiramente mais elevado.
Tipos de sofá de linho
Na decoração, o linho é muito utilizado no revestimento de sofás, garantindo peças atuais, modernas e com beleza incomparável para a decoração da sala.
Há uma grande variedade de sofá de linho, mas alguns são clássicos da decoração. A seguir, você conhece quais são os principais tipos:
Sofá de linho clássico
É aquele com assento e encosto fixos. Possui revestimento de linho em toda a peça, formando um bloco de cor. É interessante para quem busca móveis clássicos para sua decoração.
Sofá de linho retrátil e/ou reclinável
Trata-se da alternativa que tem assento retrátil, que pode ser aberto, tornando o móvel maior, como se fosse uma cama. A peça pode ser reclinável, ou seja, ter encosto que fica na diagonal, tornando o móvel ainda mais confortável.
Sofá de linho e madeira
É um modelo que combina parte estofada revestida de linho e a estrutura feita em madeira, visível principalmente nos pés e base do móvel. Essa é uma alternativa perfeita para quem quer montar uma decoração com um toque rústico, garantindo um visual incrível.
4 vantagens do sofá de linho
O sofá de linho se destaca por ter quatro vantagens especiais que você precisa conhecer. A seguir, apresentamos quais são:
1. Ampla variedade de cores
O linho está disponível em uma grande variedade de cores, portanto, é fácil encontrar uma mais adequada à decoração de sua sala.
De maneira geral, os sofás de linho em tons neutros são os mais buscados, valorizando a característica natural do material. Também são as alternativas mais baratas, pois se o tecido precisar passar por tingimento seu preço final pode ser mais caro.
Na hora de escolher a cor de seu sofá de linho tenha em mente o estilo de decoração da sala, bem como demais tonalidades já utilizadas no ambiente. Assim, fica mais fácil combinar cores.
Caso queira algo à prova de erros, compre sofá de linho em tonalidades neutras, como o branco, off white, bege e cinza, por exemplo.
2. Complemento da decoração
O sofá de linho complementa sua decoração em grande estilo, tornando-a mais elegante sem deixar a simplicidade de lado. Além disso, o material atualiza a decoração, dando um ar mais moderno para a sala. Por isso, é o móvel perfeito para decorar bem sem ter muito trabalho.
3. Material antialérgico
O linho é composto por fibras naturais que não aderem à pele, por isso proporcionam um uso mais seguro, com menor chance de provocar alergias.
É a melhor aposta para lares com moradores com problemas respiratórios, contribuindo para que não tenha novas crises com frequência.
4. Tecido resistente
O tecido se destaca por ter uma maior resistente a danos, permanecendo em bom estado mesmo com o uso contínuo. Também é uma excelente alternativa para quem tem cachorro em casa.
3 desvantagens do sofá de linho
Ainda que seja um móvel vantajoso, o sofá de linho também tem pontos negativos que precisam ser considerados antes da aquisição. Veja quais são:
1. Tons claros vulneráveis a manchas
O linho claro é mais vulnerável à mancha, portanto, é preciso ter cuidado para não derrubar bebidas ou alimentos com corantes no móvel. Para reduzir o risco de manchas, recomenda-se a impermeabilização do material.
2. Não é ideal para quem tem gato
O linho tem cobertura lisa, por isso é muito sensível às unhas dos gatos. Caso enrosque e puxe algum fio da trama, há a chance de destruir boa parte do revestimento do sofá.
3. Toque menos macio
Em comparação a outros materiais tradicionalmente utilizados em sofás, como o suede, o linho possui toque menos macio.
Como fazer uma criança dormir apostando no design do quarto infantil?
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário