7 vantagens do minimalismo para a decoração de sua casa (e para você também)
O minimalismo é essencialmente um estilo de vida cuja premissa é “menos é mais”, ou seja, carrega a ideia de ter menos, mas aproveitar mais a vida.
Isso significa, dentro da decoração de sua casa, livrar-se do excesso e ficar apenas com o essencial. É reduzir a desordem material, enfatizar a simplicidade, a funcionalidade e harmonia dentro do lar.
No entanto, aplicar o minimalismo na decoração não é o mesmo que restringi-la. A intenção é ter aquilo que agrega valor a você.
Não está convencido? Conheça as vantagens desse estilo para o décor e para sua vida agora mesmo!
VEJA ESSA
Cria um ambiente mais tranquilo
Uma das vantagens mais significativas do minimalismo é que o ambiente fica muito mais confortável e descontraído.
Lotar o espaço de sua sala ou mesmo dos quartos pode deixar tudo muito caótico e opressor ao invés de aconchegante.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Especialmente para ambientes pequenos, aplicar o estilo minimalista é a melhor ideia, pois oferece mais elegância e ordem.
Reduz o estresse
Menos coisas ao redor podem reduzir sua confusão mental e estresse. Logo, o minimalismo é a opção decorativa ideal para você pensar com mais clareza, sem ter aquela sensação de sufocamento e desordem.
Com o apoio do minimalismo na decoração da casa, você consegue viver em um espaço mais limpo e arrumado, deixando-o mais calmo em relação à sua situação de vida.
Inclusive, pode até ajudá-lo a aproveitar o ambiente doméstico, mesmo que não seja o ideal no momento.
Traz economia (de dinheiro e tempo)
Obviamente, ter menos coisas em casa significa dedicar menos recursos na compra de novos itens para o lar, afinal, você já tem o suficiente e não há interesse em acrescentar outros objetos no espaço.
Além disso, há economia no tempo quando falamos em limpeza e até na procura das coisas, sem precisar vasculhar constantemente gavetas ou outros locais.
Oferece noites mais tranquilas
No quarto, o estilo minimalista é muito indicado pela possibilidade de ajudar no sono.
A privação do sono é uma das principais causas de uma série de problemas de saúde, como doenças cardíacas, depressão, obesidade, etc.
E justamente um quarto desarrumado e cheio de quinquilharia atrapalha o momento de descanso e não facilita que você se livre do estresse das emoções do dia.
Ao organizar o ambiente com as características do minimalismo, é possível dormir melhor, desestressar a mente e recuperar a energia para o dia seguinte.
Uma casa minimalista é mais convidativa
O design minimalista permite muito espaço aberto, o que é visualmente mais atraente. Encontrar objetos decorativos demais até parece muito bonito à primeira vista, mas depois de um tempo essa opinião muda.
Às vezes, apenas algumas coisas são suficientes para que o local fique charmoso e calmo, onde você pode passar seu tempo relaxando, pensando ou fazendo seu trabalho sem se distrair.
Veja também:
Princípios básicos de decoração para ter um espaço harmonioso
O minimalismo nos ensina a estar satisfeitos
Sabemos bem que satisfação e contentamento são importantes para o ser humano e, infelizmente, para muitos tais conquistas não são possíveis.
Isso acontece porque há um limite para as necessidades das pessoas, mas não para seus desejos.
Devido a isso, ao escolher o mínimo, você não somente acaba com o uso desnecessário de objetos dentro de casa, mas também aprende a amar e respeitar o que já tem e conquistou.
Aumenta a sensação de felicidade
Como resultado, o minimalismo aumenta nossa sensação de felicidade. Quando você tem menos, você aprecia mais.
Você também estará mais atento aos seus hábitos de consumo e como eles afetam o meio ambiente e a sociedade em geral, contribuindo para a proteção da Terra e seus recursos.
Ninguém precisa de tantas coisas quanto pensa para viver uma vida saudável e feliz. Com o minimalismo aplicado em sua casa, você notará que ela poderá estar mais alinhada com seus propósitos e valores.
4 dicas infalíveis para não errar na medida da cortina
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.