Remova o mofo das paredes FAZENDO ISTO AQUI e mantenha a beleza das cores e texturas
Veja como remover o mofo das paredes com dicas caseiras e produtos que você tem na lavanderia ou despensa!
Remover as marcas de mofo das paredes de sua casa ajuda a preservar a beleza da decoração do espaço. Mas não é só isso: também é possível deixar o ambiente mais salubre.
No entanto, não é todo mundo que sabe como remover mofo das paredes. Este é o seu caso? Então, confira as dicas que separamos para te ajudar nessa tarefa, realizando-a com facilidade!
O que é o mofo? O que ele causa?
O mofo é um fungo filamentoso que se desenvolve em ambientes úmidos e escuros, como o banheiro. Ele aparece em superfícies como a parede, no rejunte entre azulejos e no teto, por exemplo.
Aproveite para ler:
Como desencardir meias sujas? MISTURINHA MILAGROSA
Caracteriza-se por ser uma mancha ou pontos escuros, marrons ou acinzentados. Caso não seja removido corretamente, o mofo continua crescendo no revestimento, comprometendo a decoração, a pintura e os acabamentos.
Infelizmente, o problema não para aí. O mofo é prejudicial para a saúde e pode transmitir doenças, como a pneumonia fúngica e a meningite. Também pode desencadear doenças previamente existentes, como as respiratórias (asma, sinusite e rinite).
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Como remover o mofo das paredes?
Mas, afinal, como remover o mofo das paredes de áreas como o banheiro? Você precisa ter alguns cuidados, mas essa tarefa é possível de ser feita e relativamente simples de ser realizada. A seguir, você confere tudo o que vai precisar e um passo a passo completo para te guiar:
O que você vai precisar
- Água;
- Água sanitária ou cloro;
- Esponja de limpeza;
- Pano limpo;
- Luvas;
- Máscara facial.
Passo a passo para limpar e remover o mofo
- Coloque as luvas e máscara facial, para evitar o contato ou a inalação do mofo ou produtos utilizados;
- Misture água com água sanitária ou cloro. Indica-se que use proporções iguais de ambos para fazer essa mistura;
- Aplique a mistura sobre a superfície com mofo e deixe agindo por alguns minutos. Se quiser maior praticidade nesse processo, você pode colocar a mistura em um borrifador e realizar a aplicação na parede;
- Mergulhe a esponja de limpeza no que restou da mistura e esfregue a superfície com mofo até que a área fique esbranquiçada;
- Deixe agindo por 10 minutos e passe um pano umedecido em água, para remover quaisquer resíduos que ficaram na superfície;
- Aguarde a secagem total da área. Para acelerar esse processo, mantenha janelas e portas abertas para maior ventilação no espaço.
Outras misturas caseiras que você pode usar
A remoção do mofo das paredes com água sanitária ou cloro é uma das mais eficientes. No entanto, se você não tiver esse produto em casa dá para utilizar alternativas. A seguir, você conhece as principais:
Vinagre e bicarbonato de sódio
O vinagre tem ácido acético em sua composição, que é um ativo que ajuda a tirar mofo de superfícies, móveis e objetos. O bicarbonato de sódio entra nessa mistura para remover o mau cheiro e manchas. Veja como adotar essa dica:
- Misture 240 ml de vinagre branco e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Ao juntar esses dois ingredientes, a mistura começará a borbulhar. Aguarde que baixe totalmente;
- Coloque o líquido em um borrifador e aplique nas áreas com mofo. Deixe agir por aproximadamente 10 minutos;
- Após esse período, passe um pano umedecido em água na superfície;
- Aguarde a secagem natural e total da área.
Água oxigenada
A água oxigenada é uma aliada porque possui ação antifúngica, antibacteriana e antiviral. Dá para utilizá-la em diversas superfícies, inclusive em objetos. Saiba como adotar essa dica:
- Coloque água oxigenada na concentração de 3% em um borrifador;
- Aplique na área com mofo e deixe agindo por aproximadamente 10 minutos;
- Esfregue, com força, um pano limpo umedecido em água, para remover as manchas de mofo;
- Passe outro pano seco para remover o excesso de água;
- Aguarde a secagem da superfície.
Dicas para evitar mofo nas paredes
Você consegue evitar mofo na área se mantiver o local arejado. Para isso, deixe janelas abertas ao longo do dia, para melhor circulação do ar. Além disso, aproveite para abrir móveis, o que ajudará a preservá-los.
Faça limpezas mensais das superfícies e móveis. Basta que passe um pano umedecido em vinagre. Caso a área já tenha sido atingida pelo mofo, adote uma das dicas de remoção que demos acima.
Essas 5 coisas deixam qualquer quarto de casal com uma péssima impressão de desorganizado
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário