Início » Decorando » Cama flutuante: a tendência elegante e moderna que você PRECISA conhecer

Cama flutuante: a tendência elegante e moderna que você PRECISA conhecer

Já pensou ter uma cama que parece não ter apoios no piso?

A cama flutuante, como o nome sugere, é uma cama que parece estar suspensa no ar, sem apoios visíveis. Essa ilusão de flutuação é criada por meio de técnicas de design e engenharia que escondem ou minimizam os suportes tradicionais, dando à cama a aparência de que está flutuando.

Existem diferentes tipos de camas flutuantes, desde as que utilizam cabos fixos no teto até as que se apoiam em pés finos e recuados da borda, criando a ilusão de que a cama está levitando.

quarto casal com cama flutuante

Como a cama é construída?

Existem diferentes técnicas para gerar esse efeito de flutuar, mas a mais utilizada é a estrutura de madeira. A estrutura é posicionada no centro da cama, causando a sensação de que a cama está flutuando.

estrutura cama de madeira

Outro material que pode ser utilizado é o aço, e neste caso a estrutura pode ser feita um pouco diferente, podendo até manter apenas um pé no centro.

Também pode ser construída com fixação no teto, por cabos. Assim a cama também ficará longe do piso, porém, é possível visualizar a estrutura externa.



cama suspensa por cabos

Como incorporar a cama flutuante no seu quarto?

Ao escolher sua cama flutuante, avalie o estilo do seu quarto atual. Os materiais e acabamentos empregados devem ter conexão com o restante do ambiente.cama flutuante cinza

Considere a iluminação

Adicionar luzes LED sob a cama pode criar um efeito impressionante, destacando ainda mais a sensação de flutuar.cama flutuante iluminada

Pense na paleta de cores

Cores neutras e tons suaves podem acentuar a sensação de tranquilidade e relaxamento, além de tornarem mais leve a combinação com os outros elementos do quarto.cama com luminaria de piso

Combine a cama flutuante com móveis de apoio que também tenham um design moderno e clean. Você pode inclusive adicionar mesas de cabeceiras apoiadas na parede, sem pés.

cama flutuante neutra

Pontos positivos

  1. Estética moderna: as camas flutuantes têm um design minimalista e moderno que se adapta facilmente a qualquer estilo de decoração. Elas adicionam um toque de elegância e sofisticação ao ambiente.
  2. Sensação de espaço: como não há suportes visíveis, as camas flutuantes criam uma sensação de espaço no quarto, tornando-o mais arejado e amplo.
  3. Facilidade de limpeza: o maior espaço sob a cama facilita a limpeza do quarto, tornando-o mais prático e higiênico.
cama flutuante amadeirada

Pontos negativos

Embora a cama flutuante seja atraente e possua um benefício estético bem interessante, também pode apresentar alguns pontos negativos que você deve considerar antes de decidir usá-la em seu quarto.

  1. Custo: camas flutuantes geralmente tendem a ser mais caras do que camas tradicionais. Os materiais de alta qualidade e a engenharia por trás do design podem aumentar significativamente o preço.
  2. Montagem e instalação complexas: a instalação de uma cama flutuante pode ser complicada e, muitas vezes, requer profissionais qualificados para garantir que a cama seja segura e estável.
  3. Estabilidade: para não ter problemas com a estabilidade é importante que o executor esteja habilitado a construir este modelo de cama. Por isso, avalie bem os profissionais que irá contratar se optar por esse modelo de cama.
  4. Estilo de decoração limitado: embora as camas flutuantes tenham um visual moderno e sofisticado, elas podem não se adequar a todos os estilos de decoração de interiores. Pode ser difícil incorporá-las em ambientes mais rústicos ou clássicos, por exemplo.
  5. Roupas de cama: para ter uma estética e efeito interessante, a roupa de cama deverá ser colocada de modo que não fique solta sobre a base da cama, e isso pode ser um incômodo para você na hora de arrumar.
cama flutuante cinza e preto

Que a cama flutuante é linda nós sabemos, mas é importante considerar pesar os prós e contras, levando em conta suas preferências pessoais, seu orçamento e as necessidades específicas do seu quarto e estilo de vida.

Antes de tomar uma decisão, é aconselhável consultar um arquiteto para verificar se esta é realmente a melhor opção para você.


7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.