Agapanto: Quais são as Características? Significado e como Cultivar!
Agapanto é uma das plantas mais utilizadas na urbanização graças ao paisagista Roberto Burle Marx ainda na década de 1950.
Flor de origem do sul da África, o agapanto pode ser visto na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul e nas serras fluminenses de Petrópolis e Teresópolis.
Veja as características dessa planta para identifica-la, além de orientações para um plantio saudável para decorar seu ambiente externo.
O que é agapanto?
Agapanto é uma incrível planta que surgiu na África do Sul, Lesoto, Suazilândia e Moçambique – países sul-africanos – e conta com algumas espécies mais comuns para cultivo que podem alcançar mais de 1 metro de altura, enquanto outras são variedades anãs.
Essas últimas podem atingir de 30 a 60 centímetros de altura.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Várias dos agapantos de jardim são híbridos, pois a espécie agapanthus africanus é realmente difícil de ser cultivada fora do habitat natural.
Você pode identificar com facilidade um agapanto:
Além de sua altura, o agapanto se caracteriza por ser uma planta herbácea, rizomatosa e muito tolerante a baixas temperaturas.
Suas folhas são longas, resistentes e com o aspecto de lâminas – a cor verde-escuro mantém a planta bonita mesmo crescendo entre as partes coloridas da planta.
Dessas globosas inflorescências surgem numerosas flores que podem ser de várias cores, entre os quais as mais populares são a branca, as de tonalidade violeta e as azuladas.
Na realidade, o tom da flor irá depender da variedade da espécie que você irá cultivar.
Com hastes longas, os agapantos são ótimas opções como flor-de-corte para a confecção de arranjos florais.
Essa característica das hastes longas garante resistência não somente a baixas temperaturas, mas a outras condições climáticas, como vendavais.
Significado da flor agapanto
Na linguagem das flores, o agapanto é considerado a flor do amor. Entretanto, seu significado também pode se relacionar com a ousadia, a independência e a originalidade.
Como cultivar agapanto?
Algumas variedades de agapanto podem ser cultivadas em vasos, mas a grande maioria é indicada para o jardim em si, especialmente para maciços e bordaduras.
Muito rústica, o agapanto prefere que seu cultivo seja feito sob bastante luz direta. Ainda, a planta tolera sombra parcial, mas é interessante que para o florescimento saudável, a luz direta ocorra por pelo menos algumas horas!
Mesmo em solos pobres em nutrientes não impedem o desenvolvimento do agapanto, mas procure plantar tal planta em uma terra rica em matéria orgânica, que seja leve e bem drenado.
A própria irrigação deve garantir que o solo esteja sempre úmido, mas sem encharca-lo, está bem? Em fases adultas, essas plantas podem suportar períodos curtos de seca.
O agapanto é perene, por isso se for semeá-lo, prefira fazê-lo durante a primavera e o outono, misturando terra e composto orgânico em partes equivalentes.
A floração do agapanto acontece entre o final da primavera e durante o verão.
Se for cultivar o agapanto em vasos, procure fazer uma camada grossa de drenagem no fundo para que a água sobressalente de suas regas não acabe afogando as raízes.
[VEJA TAMBÉM: BASTÃO DO IMPERADOR]
A propagação de agapanto é feito por mudas – quando as plantas estão bem desenvolvidas, elas podem ser divididas para esse propósito.
O agapanto é uma flor interessante para ter seu jardim, em uma borda de muros ou em canteiros altos. Com pouca manutenção, essa planta é uma alternativa fascinante para você!
7 cuidados essenciais com o seu jardim após a chuva
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário