Moreia: Veja como plantar, cuidar e significados da flor
Moreia é uma planta herbácea muito utilizada no paisagismo de áreas externas. Ela cresce em touceiras, o que lhe dá um aspecto selvagem, mas, ao mesmo tempo, delicado por conta das pequenas flores brancas que ornamentam os grandes brotos verdes.
Essas flores costumam ser plantadas em canteiros ornamentais que enfeitam entradas de casas e estabelecimentos. Se você quiser saber como plantar e cultivar essa espécie, acompanhe o texto a seguir.
Como plantar a moreia?
Essa é uma planta muito simples de ser cultivada, pois “pega” fácil na terra e não precisa de muitos cuidados. Na hora do plantio, certifique-se de que a terra usada é de qualidade e está bem adubada.
É uma planta de jardim ideal, sendo o cultivo e decoração ideal com demais mudas de flor, visto que pode se tornar uma ótima forma de se livrar de demais pragas e doenças ao ano, não sendo necessário demais preocupações, visto que é rica em benefícios uma simples moreia muda.
VEJA ESSA
Plantio
Ao fazer as covas onde as mudas serão dispostas, não esqueça de dar um espaço de pelo menos 30 cm entre uma e outra. Lembre que a moreia cresce em largas touceiras, então ela precisa de espaço suficiente para se desenvolver.
A moreia branca é uma planta de jardim que precisa de espaço, visto que são plantas em porte médio.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Após o plantio, regue a muda para que o rizoma fixe bem na terra, e pronto.
Aliás, lembre-se que o solo ou vaso precisa ter uma boa drenagem para que a planta não fique com acúmulo de água.
Cuidados com a planta
Como já dito anteriormente, para que a moreia floresça o ano inteiro, o ideal é mantê-la em um lugar com bastante iluminação solar. As regas podem acontecer de 5 a 7 dias sem exageros.
Com o passar do tempo, é normal aparecerem algumas folhas amareladas ou secas. Quando reparar uma dessas, faça a remoção sempre a partir da base para que as folhas não percam sua forma.
Por falar em retirar folhas, de tempos em tempos é bom fazer uma poda nas touceiras da moreia. Isso garante que os nutrientes sejam renovados e que a planta volte a crescer bonita.
Para isso, a erva, assim como suas folhas secas, deve ser cortada inteira na base e nunca no meio. Isso garante que as folhas cresçam inteiras e não percam o formato.
Adubação
O uso de adubos naturais como esterco e cascas de ovos é muito indicado para que a sua planta cresça mais forte.
A adubagem pode ser feita de ano em ano.
Após a planta bem desenvolvida, para criar novas mudas basta separar as touceiras pela raiz e efetuar um novo plantio da mesma forma que a primeira vez.
Características da moreia
De origem sul-africana, a moreia é uma planta com boa resistência climática que possui duas variedades de cor: branca e amarela. Essa resistência se deve a sua estrutura de raiz rizomática. Os rizomas permitem que a planta crie uma reserva de nutrientes e se desenvolvam muito bem mesmo nos meses mais secos.
Sua altura vai de 40 a 80 cm e é o tipo de erva que floresce o ano todo. Para que isso aconteça, o ideal é mantê-la em um local onde o sol bata completamente, pois ela se desenvolve melhor a plena luz.
Essa flor possui mudas adultas únicas para uma espécie, enfeitando muito bem ao lado de cactos e suculentas em forma de mudas de flor.
Além disso, essa planta é resistente ao sol, sendo de cultivo simples e sem necessidade grande de manutenção ou em intervalos curtos, pois suas mudas adultas são fortes.
A folhagem da moreia é extremamente rústica e cresce de forma ampla, emoldurando suas flores. As folhas são eretas, finas e em formato de espada de uma coloração verde-escura. Para os conhecedores de chá, elas lembram muito as folhas do capim-cidreira.
Elas são ótimas para enfeitar o ambiente na primavera-verão, visto que a moreia branca é uma planta de jardim, principalmente quando atingem a idade de mudas adultas, servindo como cultivo e decoração local. São ideias para mudas de canteiro, sendo uma decoração de planta ideal, que atinge uma maturidade rápido.
Curiosidades sobre a planta
Moreia também é o nome de um peixe-enguia conhecido no Brasil pelo nome indígena Caramuru.
Diferentemente de sua planta xará, o peixe não tem aspecto tão convidativo, podendo ser até mesmo um tanto assustador para algumas pessoas.
7 cuidados essenciais com o seu jardim após a chuva
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário