Adubação foliar: entenda o que é essa técnica, quando usar e como realizar do jeito correto
Conheça o que é a adubação foliar, quando realizá-la e como utilizá-la nas plantas de seu jardim ou horta para ter melhores resultados
A adubação foliar é uma das formas de garantir que as plantas de seu jardim e horta recebam os nutrientes que precisam para se manterem saudáveis.
Não sabe o que é adubação foliar, muito menos quando usar e como realizá-la? Continue a leitura e confira essas informações aqui!
O que é adubação foliar?
Trata-se de uma técnica de adubação e nutrição de plantas. Ela consiste na aplicação do adubo / fertilizante via foliar, portanto, pulverizado nas folhas e não na terra como se faz tradicionalmente.
Aproveite para ler:
Como regar as plantas corretamente?
Essa técnica é extremamente eficaz, pois as folhas têm boa capacidade de absorção de nutrientes do adubo ou fertilizante, assim como as raízes da planta. A diferença é que a adubação foliar é mais prática e garante uma resposta rápida das plantas, além de colaborar para aumentar a produtividade.
Os micronutrientes cobre, ferro e zinco, por exemplo, são absorvidos rapidamente nesse tipo de adubação, contribuindo para a saúde e desenvolvimento da planta.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Quando usar a adubação foliar?
Recomenda-se o uso quando a planta possui alguma deficiência de nutrientes ou em fases em que consome uma maior quantidade micro e macronutrientes.
Também há a possibilidade de usar essa técnica de forma preventiva, corretiva e complementar, garantindo que as plantas de seu jardim ou horta tenham todos os nutrientes essenciais para se desenvolver de forma saudável.
A adubação foliar preventiva é realizada sempre antecipadamente, para evitar que aconteça alguma deficiência nutricional na planta. A corretiva, por sua vez, tem como objetivo evitar deficiências nutricionais.
No caso da adubação foliar complementar, a proposta é dar à planta nutrientes que o solo não possui. De maneira geral, a adubação foliar normalmente é combinada com a do solo.
Em todos os casos, recomenda-se que faça uma análise foliar, portanto, das folhas da planta, para identificar se realmente precisa de adubo.
Geralmente, características como ausência de floração e frutos, folhas amarelas ou amarronzadas, entre outros, indicam a necessidade de nutrientes.
Como fazer a adubação foliar
Tem interesse em fazer a adubação foliar nas plantas de seu jardim, mas não sabe como proceder? A seguir, apresentamos um passo a passo para te ajudar:
- Escolha o adubo foliar mais indicado para o tipo de planta. Por exemplo, suculentas demandam um adubo diferente das roseiras. Ao considerar o tipo de planta, é possível ter melhores resultados;
- Considere a fase fenológica da planta, para atingir melhores resultados. Por exemplo, se usar um adubo para floração na fase em que a planta está crescendo e se desenvolvendo, você não terá o resultado esperado;
- Faça a aplicação seguindo as recomendações do fabricante do produto. Cada um possui uma dosagem, diluição e modo de aplicação específico. De modo geral, dilui-se o produto em água e se faz a aplicação por pulverização nas folhas da planta.
Para aumentar a chance de sucesso, indica-se que fique atento à qualidade da água. Dê preferência pela mineral, por exemplo. Também considere o horário de aplicação, para garantir que a água não evapore rapidamente.
Outro cuidado que se deve ter é com o bico pulverizador, que deve ser de qualidade e garantir uma cobertura ampla da planta. Dessa forma, aumenta-se a possibilidade de cobrir todas as folhas com adubo ou fertilizante, evitando que somente uma parte da planta receba nutrientes.
A adubação foliar substitui a do solo?
Há quem pense que a adubação foliar substitui a do solo, mas isso não é verdade! Ambas são complementares e atendem diferentes demandas das plantas.
No entanto, é importante ressaltar que o adubo foliar não deve ser aplicado diretamente no solo e vice-versa. Deve-se seguir as orientações dos fabricantes dos produtos para se ter um melhor resultado.
Vantagens da adubação em folhas
A principal vantagem é a resposta rápida das plantas, que conseguem gerar os resultados esperados em curto prazo. Além disso, nesse tipo de adubação se tem mais uniformidade de aplicação.
Com isso, os nutrientes são distribuídos e absorvidos pela planta de maneira uniforme, sobretudo em comparação ao adubo aplicado diretamente no solo. Como resultado, a planta melhora por completo e não somente em uma parte.
A adubação foliar também conta com a vantagem de garantir que a planta receba os nutrientes mesmo que o solo não tenha condições adequadas, como em épocas de seca ou de solo encharcado.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário