Início » Plantando » Cultive a maria-sem-vergonha e deixe seu jardim colorido o ano inteiro

Cultive a maria-sem-vergonha e deixe seu jardim colorido o ano inteiro

A maria-sem-vergonha, também conhecida por beijinho ou somente como beijo, é uma das flores mais comuns em jardins pelo Brasil, já que além de fácil de cultivar, é uma planta que aprecia regiões de climas quentes.



Podendo florescer de diversas cores, é o tipo de planta que combina com qualquer estilo de paisagismo, e a seguir nós te contamos todos os segredos para cultivar a maria-sem-vergonha e manter o quintal florido o ano inteiro.

Características da Maria-sem-vergonha

maria-sem-vergonha em canteiro

A maria-sem-vergonha, também conhecida como Impatiens walleriana, floresce com pequenas flores vibrantes que podem ser vermelhas, rosas, brancas, laranjas ou roxas, e que aparecem durante quase todo o ano, especialmente em climas quentes e úmidos.

Suas folhas são ovais, de cor verde escura, com uma textura lisa e brilhante, e é uma planta que geralmente atinge entre 15 e 60 cm de altura, sendo ideal para vasos, jardineiras e bordaduras em jardins.

Uma coisa interessante é que a maria-sem-vergonha costuma “explodir” suas sementes, dispersando-as ao redor, o que facilita sua propagação espontânea no jardim. No entanto, é sensível ao frio, e não tolera bem geadas ou temperaturas muito baixas, sendo mais indicadas para cultivo em climas quentes ou protegidas durante o inverno.

Solos

vaso com maria-sem-vergonha cor-de-rosa

O solo ideal para a maria-sem-vergonha é um bem drenado (ele não pode ficar encharcado) e enriquecido com material orgânico. Ele pode ser levemente ácido (entre um pH de 6,0 a 6,5).

Para preparar o solo ideal, comece com terra vegetal de boa qualidade e misture-a com adubo orgânico, como húmus de minhoca ou compostagem, na proporção de duas partes de terra para uma parte de adubo. Isso irá garantir que o solo tenha todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável da planta.

Adicione uma pequena quantidade de areia grossa ou perlita, cerca de 10% do volume total, para melhorar a drenagem, evitando que a água se acumule nas raízes.

Iluminação

vasos com maria-sem-vergonha em janela

A maria-sem-vergonha gosta de sol parcial, logo, o que indicamos é que você a plante em um espaço em que ela receba de duas a quatro horas de sol parcial pela manhã e sombra pela tarde.

Essa é a vantagem da espécie, pois é capaz de prosperar com exuberância mesmo na sombra. Coloque-a perto de arbustos e árvores que não haverá problemas.

Regas

como cultivar maria-sem-vergonha

Para o plantio no solo, a maria-sem-vergonha precisa de pelo menos uma boa rega por semana. Em períodos em que a temperatura média fica acima dos 25 °C, você pode dobrar esse frequência.

Já em vasos, a rega pode ser diária, mas um pouco mais superficial, ainda mais se a temperatura durante o dia for acima de 30 °C.

Contudo, o solo não pode ser mantido encharcado, somente úmido – a espécie não é muito tolerante à seca e pode murchar rapidamente durante períodos prolongados desse jeito. 

Ao regar demais, a planta pode ficar suscetível a doenças!

Temperatura e umidade

maria-sem-vergonha em vasos

Como dito, essa linda planta é bastante sensível ao calor e irão parecer murchas em longos períodos de seca. Felizmente, elas podem reviver quando recebem água.

Portanto, entende-se que a maria-sem-vergonha cresce bem em climas úmidos.

Seu desenvolvimento ideal acontece entre as temperaturas de 20 °C a 30 °C durante o dia e entre 15 °C a 18 °C durante à noite.

Poda

flores de maria-sem-vergonha em canteiro

O processo de poda deve acontecer quando sua planta ficar pernuda no final do verão ou mesmo quando ela crescer cerca de 7-8 centímetros para evitar que isso aconteça.

No entanto, você tem a liberdade de podar a maria-sem-vergonha sempre que perceber que as cores desbotam. Podá-la promove o surgimento de novas flores e ainda melhora a aparência geral da plantinha.

Uma dica é mantê-la curta e espessa para ter as melhores flores e cores.

Adubação

planta maria-sem-vergonha em jardim

Essa planta pode florescer ainda mais se adubá-la regularmente com um fertilizante solúvel em água a cada duas semanas entre a primavera e o verão.

Você pode optar também por um fertilizante granulado de liberação lenta, usando-o no início da primavera e de novo na metade do verão. Siga as instruções do rótulo do produto para saber a quantidade correta a ser usada.


Fertilizante caseiro em 5 minutos que é ouro líquido para suas plantas

» Veja dicas exclusivas para sua casa

café como fertilizante para plantas
Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.