Como identificar e tratar plantas doentes; compreender isso vai te AJUDAR muito!
Plantas doentes precisam ser identificadas e tratadas, especialmente para quem valoriza tanto a saúde e beleza que elas transmitem na área interna da casa ou no jardim.
Você pode ficar chateado ao ver alguma planta sua perder a vitalidade do nada, ainda mais por ter certeza de estar cuidando direitinho dela.
Por isso, hoje vamos lhe ajudar a entender como compreender quando a planta está doente e como tratá-la para que ela sobreviva.
Como identificar plantas doentes?
Em termos gerais, por mais que dediquemos nosso tempo, atenção e carinho na manutenção de nossas plantas, elas podem sofrer com problemas de crescimento, podem começar a ter aparência feia ou até mesmo morrer de forma precoce.
Assim como os seres humanos, as plantas estão suscetíveis a pragas, como insetos e ácaros, assim como doenças causadas por bactérias, fungos, vírus e outros.
Logo, não importa se são hortaliças, aromáticas ou ornamentais, todas as plantas podem sofrer com esses problemas.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Enfim, de um modo resumido, o trio – bactérias, fungos e vírus – se difere em um aspecto, embora todos ataquem plantas com e sem flores:
- Os fungos sobrevivem perfeitamente no solo;
- As bactérias ou vírus necessitam de uma planta hospedeira para sua sobrevivência.
De toda forma, você é capaz de identificar se sua planta não está saudável analisando suas folhas, caules e flores.
No entanto, nem sempre uma alteração é sinal de praga ou doença! Em alguns casos, pode ser falta ou excesso de adubo ou água, ou até mesmo pelo transplante da planta.
Para identificar plantas doentes, veja abaixo os principais fatores, seus “sintomas” e os cuidados essenciais para lidar com esses problemas:
Pragas
As plantas doentes em decorrência de pragas terão um “sintoma” claro: insetos, como lagartas, pulgões, formigas, etc.
Para cuidar, é necessário aplicar produtos específicos. Em caso de pulgões, use óleo de neem, kotrine ou dimy. Para formigas, há veneno apropriado.
Falta de iluminação natural
Por outro lado, se sua planta não está recebendo luz solar pelo tempo apropriado para sua espécie, ela apresentará folhas desbotadas ou amolecidas.
Nesse caso, a solução é bem simples: basta ajustar a exposição solar.
Falta e excesso de água
Essas duas situações podem deixar as plantas doentes.
Quando há falta de água, as folhas ficarão murchas ou secas. Para isso não acontecer ou para tratar sua plantinha, faça regas sempre que perceber que o solo está seco.
Agora, quando há excesso, as folhas ficarão murchas ou amareladas. Procure ajustar as regas conforme a espécie, verificando ainda a drenagem do vaso.
Deficiência de nutrientes
Alguns nutrientes em falta deixam as plantas doentes. É o caso do cálcio, magnésio, ferro, zinco e potássio.
Assim, a ausência de cálcio é caracterizada pelas folhas amareladas no centro, enquanto as folhas novas necrosadas – para tratar, adube com calcários.
Já no caso da deficiência de magnésio, os “sintomas” são folhas velhas e amareladas nas nervuras – adube com produto rico em sulfato de magnésio e calcários.
Quando falta ferro, as folhas novas ficam amareladas ou esbranquiçadas com veios verdes. Para tratar, use adubo orgânico.
Na ausência de zinco, as folhas menores ficam deformadas ou amareladas nas nervuras. O tratamento se dá através da adubação com produto rico em sulfato de zinco.
Por último, quando há carência de potássio as folhas são amareladas e negras nas bordas. Para cuidar, adube com cinza vegetal rica em potássio.
Deficiência de nitrogênio
Plantas doentes pela ausência de nitrogênio terão folhas superiores verde-claras e as inferiores estarão amareladas ou castanhas.
Para tratar esse problema, adube com esterco de galinha.
Aliás, a recomendação é que em casos críticos e que você repare que a planta não está se recuperando, talvez seja necessária a opinião de um profissional especializado, como um engenheiro agrônomo. Algum produto mais forte poderá ser prescrito.
O profissional identificará com maior precisão o problema e especificará o produto defensivo mais adequado que seja seguro tanto para a planta quanto para você.
Como impedir que as plantas fiquem doentes?
Infelizmente, isso não é possível. Entretanto, você pode tomar medidas que diminuam os riscos e consequências.
Portanto, o ideal é que suas plantas estejam em condições ambientais adequadas conforme cada espécie – e isso envolve condições de umidade, luminosidade e temperaturas apropriadas para cada uma.
Dessa forma, a planta irá se desenvolver bem e terá seus próprios mecanismos de defesa “em dia” para enfrentar pragas e doenças (e com boas chances de vencer).
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário