5 dicas para compor plantas para jardim em vasos
Confira dicas especiais que vão te ajudar a compor plantas para jardim em vasos, conquistando um resultado encantador
Pensando em compor plantas para jardim em vasos, mas não sabe exatamente como fazer isso? Esse é um desafio porque é preciso pensar em alguns detalhes específicos.
Para facilitar essa tarefa, separamos cinco dicas que vão te ajudar na questão da composição.
1. Tenha cuidado na escolha dos vasos
Em primeiro lugar, é necessário ter um cuidado extra na escolha dos vasos. Para montar uma composição bonita e visualmente harmônica, é importante que eles tenham algo em comum.
Você pode, por exemplo, escolher vasos em uma cor só ou em tonalidades semelhantes, o que ajudará a criar um efeito degradê bonito, valorizando seu jardim.
Outra forma de escolher vasos que tenham algo semelhante entre si é pensar no material desses recipientes, se cerâmica, madeira, metal, entre outros. Também dá para considerar o design.
Veja também:
7 plantas com folhagem colorida para um jardim de dar inveja
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Defina o local de instalação e layout dos vasos
Estabelecer previamente o local de instalação e layout dos vasos ajuda a escolher quais plantas você terá. Se for mantê-los num jardim interno, por exemplo, o ideal é montar sua composição com plantas de meia-sombra ou sombra.
Já no jardim externo dá para incluir as plantas que preferem receber sol em boa parte do dia.
Especificamente no que se refere ao layout, é possível manter os vasos em um só canto do seu cômodo, tendo o cuidado de deixar os grandes atrás e os pequenos na frente, para dar boa visibilidade a todas as plantas.
Também existe a possibilidade de mantê-los junto a paredes, formando linhas retas. Neste caso, tem-se a impressão de caminho, guiando a direção. O ideal é que estude as melhores formas de dispor os vasos e escolha aquela que mais te agrada.
3. Combine as plantas entre si
Ao falar em combinar as plantas entre si, isso não quer dizer que você deva escolher a mesma espécie em todos os recipientes, mas sim combinar outros detalhes.
Por exemplo, considere tamanhos, formas das plantas, texturas e cores, se florescem ou não. Se você escolhe plantas que dão flores coloridas e super vibrantes, cada uma delas vai brigar por atenção e pode ser que o resultado não seja tão bonito.
Quer cultivar plantas que florescem? Então, considere montar uma composição com espécies que dão flores coloridas e brancas, para criar um contraste bonito no jardim em vasos.
Também dá para plantar diferentes tipos de uma mesma espécie. Um ótimo exemplo é cultivar vários tipos de suculentas, podendo inclusive usar as que têm efeito pendente.
Aliás, você vai gostar de ler:
9 tipos de plantas que NÃO PODEM faltar no seu jardim e recomendadas por paisagistas
4. Crie um visual volumoso ao compor plantas para jardim em vasos
Na prática, isso significa ter o cuidado de escolher espécies que deixam pouco solo visível no vaso.
Assim, tem-se a impressão de que as plantas são saudáveis e bem cuidadas, além de dar um efeito visual mais belo para o espaço. Caso prefira, você pode cultivar, no mesmo vaso, duas espécies que não sejam antagonistas.
Ou seja, isso quer dizer que elas não disputam espaço, luz e nutrientes entre si, conseguindo conviver bem em harmonia.
5. Saiba como dispor os vasos
Por fim, a disposição dos vasos influencia diretamente na composição do jardim, tendo um visual mais bonito. A princípio, é importante que você saiba que todas as plantas devem ficar visíveis.
Portanto, você deve deixar as maiores no atrás ou no centro. Se for atrás, as pequenas devem vir na frente. Caso seja no centro, os vasos pequenos devem ficar ao redor dos grandes.
Outra forma de dispor os vasos é posicioná-los em triângulo. Neste caso, mantenha os grandes no fundo e os pequenos na frente, criando um efeito degradê.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário