Chega de medo das cores ousadas no décor! Aposte NESTAS dicas de designers!
Para muitas pessoas, as cores ousadas na decoração podem ser consideradas intimidantes, afinal, a ideia é que cada projeto seja inspirador e habitável, sem que nenhum tom pareça exagerado demais.
Em geral, as cores são ferramentas poderosas para buscar o equilíbrio dentro de casa, ainda mais se souber usá-las a seu favor.
Você pode apostar nas cores ousadas no décor de algumas maneiras simples, pois tudo é sobre como, onde e como elas são incorporadas, sabia? Acompanhe o post para conhecer algumas estratégias e colocá-las em prática!
Faça uso de uma paleta de cores que você goste
Uma maneira infalível de incluir as cores ousadas em um espaço de sua casa é escolher cores que você ama, que podem estar presentes em um quadro, num papel de parede ou até mesmo num tapete.
VEJA ESSA
Lembre-se de analisar o que você pretende passar com as cores escolhidas. Isso porque cada cor influencia nossas emoções e humor.
Um exemplo é o vermelho e o amarelo: são cores quentes que podem estimular a energia e a criatividade. Já tons frios, como o azul e o verde podem promover o relaxamento e a tranquilidade.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Considere qual é o objetivo do ambiente na hora de escolher as cores, ok?
Opte por paredes brancas e use as cores ousadas em outros lugares
Para não saturar demais o ambiente, essa ideia é excelente. As paredes brancas podem passar uma sensação de ambiente maior, além de ampliar a própria luz natural que a casa recebe.
Dessa forma, o espaço fica arejado, alegre e funcional quando as cores ousadas ficam jogadas nos detalhes, como nos móveis, materiais ou acessórios.
Caso não queira o branco mesmo, escolha tons próximos, como o off white ou até outros tons neutros, como bege e cinza.
Dê destaque a um ponto específico do espaço
Não tenha medo de usar cores ousadas para criar um ponto focal em uma determinada sala.
Essa técnica realmente funciona bem quando seu cômodo tem bastante tons neutros, como o branco, já que um contraste pode energizar o local e enfatizar visualmente um recurso (ou até mesmo criar uma ideia de separação que não existe de verdade).
Por exemplo, numa cozinha toda branca, você pode optar por pintar a ilha toda de um azul vibrante.
Use cores ousadas no piso
Se você quiser apostar em algo ainda mais diferente, as cores ousadas podem cair bem sob os seus pés! Nesse caso, é fundamental escolher seus acabamentos e móveis com sabedoria.
Tapetes estampados e coloridos podem ser uma solução simples. Ademais, diferente dos tons claros, eles escondem com mais facilidade a presença de manchas, o que se torna vantajoso em áreas de muita circulação de pessoas, como salas de jantar e estar, além da própria entrada da casa.
Veja também:
Cores para não usar no hall de entrada ou em corredores
Não esqueça de sempre manter o equilíbrio nas cores
Existem combinações de cores ousadas sensacionais para a decoração de sua casa, mas às vezes a maneira mais fácil de garantir harmonia é escolher tons que se equilibrem em intensidade.
Pense da seguinte forma: se você for ousado nas cores de suas paredes, procure algo mais sutil na paleta de cores que você gosta para incluir no seu mobiliário (ou vice-versa).
Dicas super úteis para incluir cores ousadas no décor
- Use cores ousadas em pontos estratégicos;
- Mantenha uma paleta de cores equilibrada, mas misture tons diferentes;
- Crie contrastes com as cores complementares;
- Use tons neutros como base e aposte nas cores ousadas nos detalhes;
- Crie um ponto focal com uma cor ousada;
- Considere a iluminação do ambiente para escolher as cores ousadas certas.
Por fim, tenha coragem de expressar sua personalidade com essas cores e divirta-se na decoração de sua casa.
7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.