Vintage e moderno: como misturar o velho com o novo na decoração do jeito CERTO?
Misturar dois estilos decorativos é possível, como o vintage e moderno, por exemplo, que faz com que sua casa ganhe muita personalidade e força.
Tanto a decoração moderna quanto a vintage são bastante populares entre as pessoas e felizmente podem ser combinadas para criar uma aparência única e elegante, aplicando algumas dicas práticas.
Entenda como misturar o vintage e moderno, o velho com o novo no décor do jeito certo!
O que é decoração moderna?
Em resumo, a decoração moderna se classifica pelo foco nas linhas limpas, na funcionalidade dos elementos, na simplicidade e espaço.
VEJA ESSA
Nos materiais, esse estilo incorpora vidro, aço, concreto, além de elementos naturais, como a madeira e a pedra. Já na paleta de cores, o destaque vai para os tons neutros. Os móveis são lisos, de formas geométricas.
O que é decoração vintage?
Por outro lado, a decoração vintage é a que se inspira no passado, por isso, ela evoca uma sensação de nostalgia e charme, refletindo os estilos populares de várias épocas, como o vitoriano, art déco, entre outros.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Os móveis são antigos com detalhes ornamentais e padrões complexos, bem como o uso de artesanato e peças especiais que contam uma história. Para as cores, usa-se muito cores quentes e ricas.
Que decoração resulta entre o vintage e moderno?
Então, um estilo de decoração vintage e moderno tem tudo a ver com misturar e combinar elementos antigos e novos. Há a criação de um conceito de design totalmente novo que abraça o melhor dos dois mundos.
Dessa forma, a aparência limpa e organizada da decoração moderna é procurada por conta de seu apelo simplista e sofisticado.
Porém, se você tem itens vintage de alta qualidade ou peças de design que você colecionou do passado, é bem natural que você queira adicionar esses itens em sua casa.
Vintage e moderno: como misturar o antigo com o novo no décor?
Existem algumas formas incríveis para você misturar o vintage e moderno na decoração de sua casa, deixando uma sala ou outro ambiente com um visual atemporal e que reflita ainda mais sua individualidade.
Misture e combine móveis
O contraste é uma ótima maneira de adicionar interesse ao interior da sua casa e essa é justamente uma das razões pelas quais a mistura da decoração moderna e vintage é tão charmosa.
Se você tem um sofá vintage, por exemplo, é possível combiná-lo com uma mesa de centro moderna feita de vidro. Ou ainda, associe um sofá moderno com uma poltrona vintage para que criar esse contraste entre linhas limpas e detalhes ornamentais.
Assim, essa mistura deixa o cômodo mais confortável e convidativo.
O truque é garantir que cada peça não conflite com a outra, mas sim que a complemente. Logo, se os móveis da sala estão mais voltados para o estilo moderno, aposte em acessórios e objetos vintage, como tapetes, para dar equilíbrio.
Veja também:
Como fazer sobreposição de tapetes?
Inclua várias texturas
Para combinar o vintage e moderno, tente misturar diferentes texturas e materiais que contrastem as duas estéticas.
Por exemplo, você pode combinar uma mesa de jantar moderna com tampo de vidro com cadeiras vintage estofadas por tecidos ricos e coloridos. Para deixar o ambiente mais bonito, coloque um tapete felpudo embaixo da mesa ou pendure uma tapeçaria antiga na parede.
Além disso, você pode combinar metais lisos e madeiras polidas com superfícies desgastadas ou envelhecidas. Tudo isso é uma experiência tátil que relaciona a elegância do design moderno com o calor dos elementos vintage.
Acrescente acessórios antigos
Os acessórios antigos, quando cuidadosamente escolhidos, podem dar um toque nostálgico e único à sua decoração!
Um exemplo é incorporar um espelho decorativo vintage com moldura ornamentada em uma parede moderna de sua sala. O espelho, nesse caso, vira o ponto focal do ambiente.
Há também o uso de vasos antigos ou cerâmica de inspiração vintage que você pode colocar em estantes modernas, misturando perfeitamente os dois estilos.
Tente incluir tecidos vintage, como guardanapos de renda ou almofadas bordadas para gerar mais aconchego.
Incorpore as cores
Considere um esquema de cores que une os dois estilos decorativos. Com base nisso, escolha uma cor neutra (como cinza, bege ou branco) para começar – a partir daí, você pode incorporar acessórios antigos ou objetos modernos que serão responsáveis pelos toques de cor no ambiente.
Inclusive, não esqueça de usar as cores de forma estratégica para obter um visual mais harmonioso.
7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.